
sábado, 30 de maio de 2009
FESTA DA FAMÍLIA

Capacitação Profissional
O Grupo do PTE tem recebido capacitação profissional na área de serviços de alimentação. Foi aproveitado a Festa dos anoversariantes do mês de Maio para que Juliana, Thiele e Elvis pudessem exibir seus dotes de garçonetes.
Educação para o Trânsito
A Escola convidou a EPTC para promover a educação para o trânsito. Esta é uma temática importante para todos, mas especialmente para os adolescentes do III ciclo, que estão querendo autonomia de locomoção. Muitas famílias não se sentem seguras para permitir que seus filhos possam ir para a escola sem acompanhante. Em muitos casos é com razão, em outros é super-proteção.
Últimos dias de Super heróis
O espaço do teatro é muito legal, o texto usa uma linguagem muito jovem e a peça conta com recursos multímidia, que lhe dá um caráter super vibrante e atual.
Dia 20 de maio, as turmas ct1 e ct2 foram assistir a peça. Pegamos o Linha 149 e descemos no Menino Deus. Na volta, ainda tivemos tempo de dar uma paradinha no CETE.
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996, pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago. A data foi escolhida por ser o dia de seu aniversário.
Thiago nasceu em um domingo, Dia das Mães e havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada fria de 20 de maio de 1995, quando o carro em que estava de carona, chocou-se contra um container colocado irregularmente na rua, em Porto Alegre (RS).
A manifestação de Diza, mãe de Thiago e presidente da Fundação, resume o objetivo da entidade: “O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobres estas perdas. Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei. O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo. O Programa VIDA URGENTE não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso a campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo.”
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga é responsável pelo Programa VIDA URGENTE e tem como missão mobilizar a sociedade para uma mudança de cultura, através de ações educativas e culturais, com o objetivo de valorizar e preservar a VIDA.
Acesse o site no endereço abaixo e saiba mais sobre este lindo trabalho que é todo desenvolvido por jovens voluntários.
http://www.vidaurgente.org.br/
Multimeios
Na perspectiva do desenvolvimento de atividades ligadas ao espaço de organização, circulação e divulgação de materiais bibliográficos, ludopedagógicos e audiovisuais a escola oferece aos alunos atendimento de multimeios que subsidia e complementa as ações educativas. No multimeios temos como objetivo principal, através dos recursos audiovisuais e das leituras feitas nos livros, estimular a criação, a imaginação, a fantasia e o gosto pela leitura. Esta atividade funciona em dois períodos semanais para cada turma. Além de participar das atividades os alunos fazem a retirada de livros. Este serviço coordena ainda projetos como “Adote um escritor” e a “Feira do livro” da escola. Importantes movimentos que mobilizam a comunidade escolar trazendo o escritor na escola e possibilitando o contato e a aquisição do livro na “Feira do livro”.
Para a turma ct2, os objetivos no multimeios são incentivo à leitura, subsídio do livro como suporte e ampliação do desafio de expressar-se a partir do material escrito, contribuir na seleção de livros com temáticas de acordo com a faixa etária e a utilização da música como texto e expressão.
Prof Marcia, de educação física, tem ensaiado com alguns alunos do Juvenil, uma pequena coreografia. E eles aproveitam qualquer oportunidade para apresentarem seus progressos. Este era um evento do ciclo Infantil, no pátio da Escola. Maurício e Elvis, nesta ocasião, trabalharam no som, junto com o prof. Marco
Dia das Mães
Nossa escola não comemora o Dia das Mães ou o Dia dos Pais em seus dias específicos. No final de Maio costumamos ter a FESTA da FAMÍLIA, que é muito legal e um pouco menos triste para nossos alunos que são abrigados em instituições, por exemplo, e não podem compartilhar este dia com seus familiares.
Mesmo assim, é difícil deixar o dia das Mães passar em branco. Muitos alunos "forçam" para fazermos uma lembrancinha; às vezes a única que poderão oferecer a suas mães. Àqueles que não têm mais a mãe por perto, ofereci a opção de não fazer, ir para o computador ou qualquer outra atividade. Guilherme quis fazer mesmo assim e externamente não sofreu muito com isso. Não sei o que fez da lembrança ou mesmo se a deu para alguém. Já a Patricia passou por um sofrimento imenso e grande conflito regado com muitas lágrimas. Mas também quis fazer a lembrancinha. Disse que ia guardá-la, para dar se algum dia voltasse a se encontrar com a mãe.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Programa de Trabalho Educativo
O Programa de Trabalho Educativo ( PTE) tem como desafio a busca de meios para inserção de seus alunos portadores de deficiência mental , maiores de 16 anos, no mercado de trabalho. É desenvolvido nas Escolas Especiais, no Centro Municipal de Educação do Trabalhador - Paulo Freire e nas Salas de Integração e Recursos da Rede Municipal de Ensino.
O PTE proporciona aos jovens oportunidades concretas de aprendizagem através de diferentes estratégias educacionais e busca instrumentalizar e convocar seus alunos e todos os profissionais envolvidos a estabelecerem novas relações de aprendizagem e de vida diante do mundo do trabalho.
Na Turma CT 1 são três os alunos trabalhadores: Anderson. Patricia Almeida e Mauricio. Os três estão super satisfeitos de se serem jovens trabalhadores, com a relativa independência e autonomia que esta posição lhes confere, sem falar, é claro, no salário.
Juliana e Elvis são participantesdo Grupo de formação. Juliana logo deverá estar assinando seu contrato de trabalho.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Visita à Fundação Iberê Camargo
Dia 08 de Maio a turma CT1 e a CT2 estiveram visitando a exposição de obras do pintor \Iberê Camargo, na Fundação que leva o seu nome. A mediadora que acompanhou aa turma CT1 explorou principalmente o tema dos carretéis nas obras. Após a visitação houve uma oficina, onde os alunos puderam realizar a sua própria obra, usando o tema dos carretéis. Foi muito legal, pois pudemos ver as diferentes formações que eles criaram com os carretéis de EVA e após, a reprodução dessas formações usando papel kraft e carvão. Aí também ficou evidente a subjetividade de cada um e o seu estilo artístico.
Aula experimental de Panificação
Aconteceu hoje a aula experimental de panificação para alunos da rede municipal de ensino portadores de necessidades educacionais especiais (PNEEs). A atividade é parte do projeto Forno Alegre, resultado de uma parceria do Campus Porto Alegre do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS e SMED - Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo proporcionar a qualificação destes jovens para o mercado de trabalho. Além de proporcionar uma alternativa de geração de renda às familias dos alunos, o projeto visa também a inclusão social dos PNEEs, através da educação e profissionalização. Segundo o diretor geral do IFRS - Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, uma das linhas pedagógicas do IFRS é a inclusão de jovens e adultos portadores de necessidades especiais. "Acima de tudo, através de atividades como estas, estamos lutando para diminuir o preconceito", afirma Sangoi.
Prof. Claudio Farias
9233-8766 (10.121) 51-9259-1429
Assessoria de Comunicação Social
Campus Porto Alegre
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS
51-3308-5240